Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de março de 2009

REFLEXÃO DE MESTRE

“Num mundo contemporâneo em que vem tudo junto, e tudo misturado, num verdadeiro ninho de cobras em que não se sabe onde começa o ofídio e onde acaba a serpente(...)”
(Professor Doutor Júlio Pinto)

"COM FORÇA E COM CORAGEM"

TRAGÉDIA NO CEFET"Quantos vão morrer?"Aos gritos de "quantos vão morrer para mudar este Brasil?", cerca de 400 alunos do Cefet manifestaram indignação pela morte de dois colegas, atropelados por um caminhão num ponto de ônibus na Avenida Amazonas. Parte dos estudantes fechou a via por um minuto (foto). A BHTrans prometeu instalar um semáforo perto do câmpus 2. O motorista do caminhão foi preso e indiciado.

A notícia acima, está no jornal Estado de Minas, caderno Gerais, edição de hoje. Atitude exemplar desses meninos. A escola inteira devia parar o trânsito na avenida. Aliás, está na hora de nós, cidadãos, agirmos com mais rigor e mais solidariedade. O motorista do caminhão, segundo informações da polícia de trânsito, apresentava sinais semelhantes à embriaguez ou uso de alguma substância tranqüilizante e , pior, não é habilitado.

Parabéns para esses “cerca de 400 alunos” do CEFET. Pena que o motivo da manifestação seja tão triste!

CAMINHANDO CONTRA O VENTO, MAS COM LENÇO E DOCUMENTO


Problemas operacionais adiaram a estréia do programa CIDADE DA GENTE – Especial Argentina ou, A PASSAGEM PARA O FIM DO MUNDO, cuja exibição deverá acontecer agora no mês de Abril.

A jornalista LUCIANA KATAHIRA - que é roteirista,diretora, apresentadora e, no caso desse especial, também cinegrafista do programa – empreendeu, sozinha, uma viagem de mais de 6000 km, de Belo Horizonte até a Patagônia argentina.

Já tive a oportunidade de comentar sobre os dois primeiros programas da série: Buenos Aires e Bariloche. Agora, assisti ao programa sobre Puerto Madryn. Emotivo, particular. Capaz de nos atrair para dentro do cenário que apresenta. Katahira tem a competência de mostrar o que quer sem se preocupar em mostrar-se. Daí não ser um programa dela, mas de todos nós.

Quem ver, saberá! Na TV Horizonte, canal 19 UHF.

domingo, 22 de março de 2009

DA SÉRIE " LETRA DE MÚSICA"

"Não ligue pra essas canastrices
fingindo que a gente não existe"
(Cazuza/Frejat)

sexta-feira, 20 de março de 2009

ACREDITE, SE QUISER!

Lá venho ali pela região da rodoviária quando vejo e ouço um policial militar se dirigindo a três cidadãos que vivem pelas ruas, quase sempre, “trêbados”. Pois não é que o policial, ao contrário daquela tradicional dura, tipo geral das 5 da tarde, falava aos três sobre a palavra de Deus, a bíblia e a possibilidade deles encontrarem uma saída através dessas alternativas. UM EXEMPLO, UM EXEMPLO. No seu anonimato, e distanciado do poder que lhe é conferido, havia, ali, um ser humano tentando salvar outros seres humanos.

RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA

Recebo das mãos do publicitário e consultor de marketing político e empresarial, Peron Colombo - um desses grandes talentos na sua área de atuação e que a gente custa a descobrir – um exemplar da publicação “CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS” , em dois volumes. O primeiro, é o “Cardápio de atividades, produtos e roteiros” . O segundo é um “Banco de dados”. Uma edição indispensável para o mercado turístico mineiro, com a qualidade da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, responsável e criativamente dirigida pelo prefeito reeleito de Santa Bárbara, Toninho Timbira. Que, gentilmente, me enviou um cartão de oferecimento.

quinta-feira, 19 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

POLÊMICO E HUMANO

Foi através do Clodovil, no seu programa na extinta Rede Manchete, que eu ouvi pela primeira vez um soneto de Florbela Espanca e soube as primeiras informações a respeito dessa encantadora e triste poeta portuguesa.

REFLEXÕES NÃO PENSADAS

A VIDA É UMA ILUSÃO DE SEMIÓTICA!

sexta-feira, 13 de março de 2009

EU, NÃO, PEDRO BÓ!

NA PROPAGANDA POLÍTICA OBRIGATÓRIA, ONTEM,
À NOITE, O PMDB AFIRMOU QUE É O MAIS
PERFEITO RETRATO DESTE BRASIL!
DECLARO QUE
NÃO ESTOU NESSA FOTOGRAFIA!

quinta-feira, 12 de março de 2009

GLAUCOMA

Hoje, é do dia mundial do Glaucoma. Não é uma data de comemoração mas , sim, de precaução e prevenção. O glaucoma é um mal silencioso. Daí, a importância de consultar um oftalmologista.

Tenho glaucoma e procuro não me descuidar. Ontem por exemplo, fiz uma retinografia. Um exame fundamental para acompanhar o problema. Tive a felicidade de ser atendido por um jovem profissional oftalmo não apenas competente mas também humano, solidário, amigo: o doutor Fábio N.Kanadani, indicado pela espetacular doutora Alba, que acompanha meu caso.

Me recordo, então, da doutora Mariana Noronha, minha tia avó, a primeira mulher oftalmologista de Minas Gerais, do doutor Hilton Rocha que conviveu com a minha infância e por várias vezes brincou comigo dentro de sua sala no Hospital São Geraldo e da tia Lourdinha que foi secretária dos dois.

SOBRE O GLAUCOMA

O que é?

O nervo óptico é a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro. É formado por mais de um milhão de células nervosas. Quando se eleva a pressão no olho, as células nervosas tornam-se comprimidas, o que as danifica, e eventualmente até causa sua morte. A morte destas células resulta em perda visual permanente. O diagnóstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situação.

Quais são as causas?

O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da PIO. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluído no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento, você e seu oftalmologista podem ajudar a preservar sua visão.

Qual é o tratamento?

O glaucoma pode ser tratado utilizando-se colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais e, uma combinação desses métodos. O propósito do tratamento é impedir perda visual ainda maior. Manter a pressão intraocular em níveis baixos, sob controle, é a chave para a prevenção da perda visual nos casos de glaucoma.

http://www.drqueirozneto.com.br/patologias/glaucoma/tratamento.htm

segunda-feira, 9 de março de 2009

DECLARAÇÃO MATINAL

EU AMO VOCÊ !

PARA CONTINUAR A SEMANA

Eu quero um pedaço disso, uma parte daquilo e um pouco do que sobrar. É para ninguém dizer que eu sou mal agradecido.

domingo, 8 de março de 2009

PARA ACABAR COM O CONFLITO PERNAMBUCANO

EXCOMUNGADO...
MAS ABSOLVIDO COM O GOL DO RONALDO!!!

RUMINAI, Ó LETRADOS!

FOTO:http://www.fflch.usp.br/dh/heros/antigosmodernos/seculoxix/nietzche/extemporaneas/NietzcheFoto.jpg

No prefácio de ZUR GENEALOGIE DER MORAL ( A genealogia da Moral), Friedrich Wilhelm Nietzche explica uma certa dificuldade que o leitor tem para compreensão de seus escritos. Diz ele que “ a forma aforística é que cria dificuldades(...)Um aforismo velado não pode ‘ser decifrado’ à primeira leitura; pelo contrário, é então que começa sua interpretação, o que requer uma arte de interpretação”.

Aforismo quer dizer uma sentença moral breve e conceituosa; um apotegma, só para ser chato.

Então, Nietzche elucida como se deve praticar a leitura como uma “arte”:

“É necessário, antes demais nada, possuir uma faculdade hoje muito esquecida(por isso há de passar muito tempo antes dos meus escritos serem ‘legíveis’),uma faculdade que exige qualidades bovinas e não as de um homem moderno, ou seja, a ruminação”.

Esta recomendação foi escrita em julho de 1887.

sábado, 7 de março de 2009

FILHOS DE QUEM ?!


Nessa briga entre criacionistas e evolucionistas, cabe pensar: se Deus é pai, que filhos, hein, ele criou à sua imagem e semelhança. Na primeira ameaça de que suas criaturas iam dar um trabalho danado, ele tratou de expulsá-las dos confortos e eternidades do spa celestial.

Por outro lado, se somos frutos de um longo processo de evolução e adaptação, é duro acreditar que o “ o fim da escada” , ou da escala, é isso que se chama homem. Cadê a ameba da qual me origino?

Criaturas ou evoluções, o certo é que somos os únicos seres vivos na face desse planeta que, se extintos, não vamos fazer falta nenhuma. Aliás, vamos fazer é um bem incalculável.

VAI PRO SITE, SÔ!!!

Daqui a pouco, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, será assim:

Vinheta de abertura;

Bonner cumprimenta o telespectador:
Fátima cumprimenta o telespectador:
Segue a escalada, ou seja, os dois, ora um, ora outro, dão as manchetes das principais notícias da edição:

Se a última manchete foi dada pela Fátima, corta para o Bonner:

- Saiba mais no site do Jornal Nacional ( dá o endereço do site).

Se a última manchete foi do Bonner, corta para a Fátima que diz a mesma coisa.

Depois eles dão boa noite - o locutor em off diz “ assista agora mais um capítulo de umas das novelas politicamente corretas e historicamente incorretas da Glória Perez, com alta dosagem de responsabilidade social com merchandising – e você, telespectador, trate de correr para a internet para ler as notícias com “mais profundidade”.

É o cerco global nessa terra do óleo de peroba.

quinta-feira, 5 de março de 2009

VOCÊ AINDA NÃO OUVIU?!


Recebo um arquivo mp3 com uma das faixas do novo cd do meu amigo, Guezinho.
Guezinho, um dos grandes nomes da produção de vídeo em Minas Gerais como diretor de fotografia, também é um talentoso músico e compositor, principalmente naquele setor conhecido como “dor de cotovelo”.

GUEZ´s – Praça do Rosário é mais um título na ampla discografia de Guezinho. E ele avisa que está finalizando um novo. Mas de humor, que mistura composições parodiadas e diálogos entre aquele povo “sabido” da roça.

quarta-feira, 4 de março de 2009

E ESSE TREIM AVUA, SÔ ?!


SOBRE ÉTICA


No próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher, um outro acontecimento importante deveria ser lembrado em Itabira, Minas Gerais. Em 1993, Dom Mário Gurgel, bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, proferiu uma palestra sobre ética no Seminário de Ética na Administração Pública e Desenvolvimento Regional, realizado em Itabira por iniciativa do então prefeito, Olímpio Pires Guerra. A força, propriedade e coerência do conteúdo fez com que o texto fosse publicado pela Vale e alcançasse repercussão nacional, culminando com uma entrevista de Dom Mário ao programa de Jô Soares, em 18 de maio de 1993, no SBT.

Mais do que o impacto e a projeção midiática provocadas pela fala do bispo, o que é preciso ressaltar é a importância de se recuperar esse tema, de incentivar a sua constante discussão e, principalmente, de aproximá-lo de toda a sociedade, a começar pela escola.

Dezesseis anos depois do acontecimento, quem sabe um novo Seminário de Ética, agora sobre a chancela do prefeito João Izael, não será o ponto de partida para uma reflexão mais consistente sobre as relações entre as pessoas e destas com os poderes executivo, legislativo e judiciário. Evidentemente que penso em uma relação de mão dupla. Até porque não se pode mais pensar em vida comunitária e progresso social sem um estreitamento ético das relações entre os poderes e a população. Sugiro, até, que o evento tenha o nome do bispo. Uma homenagem mínima,mas coerente.

Como dizia Dom Mário, “de mãos dadas, nós podemos. Deus ajuda quem tem fé e se lança com vontade.”

Arquivo do blog