Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de março de 2009

SOBRE ÉTICA


No próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher, um outro acontecimento importante deveria ser lembrado em Itabira, Minas Gerais. Em 1993, Dom Mário Gurgel, bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, proferiu uma palestra sobre ética no Seminário de Ética na Administração Pública e Desenvolvimento Regional, realizado em Itabira por iniciativa do então prefeito, Olímpio Pires Guerra. A força, propriedade e coerência do conteúdo fez com que o texto fosse publicado pela Vale e alcançasse repercussão nacional, culminando com uma entrevista de Dom Mário ao programa de Jô Soares, em 18 de maio de 1993, no SBT.

Mais do que o impacto e a projeção midiática provocadas pela fala do bispo, o que é preciso ressaltar é a importância de se recuperar esse tema, de incentivar a sua constante discussão e, principalmente, de aproximá-lo de toda a sociedade, a começar pela escola.

Dezesseis anos depois do acontecimento, quem sabe um novo Seminário de Ética, agora sobre a chancela do prefeito João Izael, não será o ponto de partida para uma reflexão mais consistente sobre as relações entre as pessoas e destas com os poderes executivo, legislativo e judiciário. Evidentemente que penso em uma relação de mão dupla. Até porque não se pode mais pensar em vida comunitária e progresso social sem um estreitamento ético das relações entre os poderes e a população. Sugiro, até, que o evento tenha o nome do bispo. Uma homenagem mínima,mas coerente.

Como dizia Dom Mário, “de mãos dadas, nós podemos. Deus ajuda quem tem fé e se lança com vontade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog