Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de março de 2009

GLAUCOMA

Hoje, é do dia mundial do Glaucoma. Não é uma data de comemoração mas , sim, de precaução e prevenção. O glaucoma é um mal silencioso. Daí, a importância de consultar um oftalmologista.

Tenho glaucoma e procuro não me descuidar. Ontem por exemplo, fiz uma retinografia. Um exame fundamental para acompanhar o problema. Tive a felicidade de ser atendido por um jovem profissional oftalmo não apenas competente mas também humano, solidário, amigo: o doutor Fábio N.Kanadani, indicado pela espetacular doutora Alba, que acompanha meu caso.

Me recordo, então, da doutora Mariana Noronha, minha tia avó, a primeira mulher oftalmologista de Minas Gerais, do doutor Hilton Rocha que conviveu com a minha infância e por várias vezes brincou comigo dentro de sua sala no Hospital São Geraldo e da tia Lourdinha que foi secretária dos dois.

SOBRE O GLAUCOMA

O que é?

O nervo óptico é a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro. É formado por mais de um milhão de células nervosas. Quando se eleva a pressão no olho, as células nervosas tornam-se comprimidas, o que as danifica, e eventualmente até causa sua morte. A morte destas células resulta em perda visual permanente. O diagnóstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situação.

Quais são as causas?

O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da PIO. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluído no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento, você e seu oftalmologista podem ajudar a preservar sua visão.

Qual é o tratamento?

O glaucoma pode ser tratado utilizando-se colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais e, uma combinação desses métodos. O propósito do tratamento é impedir perda visual ainda maior. Manter a pressão intraocular em níveis baixos, sob controle, é a chave para a prevenção da perda visual nos casos de glaucoma.

http://www.drqueirozneto.com.br/patologias/glaucoma/tratamento.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog