Powered By Blogger

terça-feira, 28 de julho de 2009

ITABIRA DAS ARTES

Bem, agora é preciso testar a capacidade de mobilização da classe artística itabirana para o aproveitamento de um exemplar espaço de trabalho; o teatro de arena Norberto Martins, instalado no Parque Natural Municipal do Intelecto. O parque demonstra como pode ser proveitosa as relações entre poder executivo, legislativo, iniciativa privada e comunidade. Esta é a notícia extraída do site www.viacomercial.com.br.


Prefeitura de Itabira inaugura Parque Natural

A Prefeitura de Itabira(MG) inaugurou, domingo (26/07), a primeira etapa das obras do Parque Natural Municipal do Intelecto.

O parque está sendo construído numa parceria entre Prefeitura e Vale – a mineradora cumpre a condicionante número 34 da Licença de Operação Corretiva (LOC). O projeto completo está orçado em R$ 7.178.911,86.

Nesta primeira etapa, que será inaugurada domingo, já estão concluídos o teatro de arena, a praça de alimentação, o mirante do Museu de Território Caminhos Drummondianos e parte das trilhas – a que dá acesso ao teatro, ao mirante e ao Memorial Carlos Drummond de Andrade. Nesta primeira etapa, o acesso ao parque se dará, apenas, através do portal do Campestre. Os outros portais serão instalados na segunda etapa da obra, que já está em execução.

O teatro de arena – que levará o nome do cantor, compositor e violinista Norberto Martins – tem capacidade para aproximadamente 2 mil pessoas assentadas. A arquibancada é composta de 280 bancos de madeira tratada. A concha acústica – conjunto composto pelo palco do teatro e camarins, banheiros, sala de estar e depósito –, construída em alvenaria, tem como rebatedor principal uma concha recoberta por lona tensionada. A praça de alimentação tem quase 400m2, cobertura em lona e 12 banheiros.

No Pico do Amor está instalado o mirante, construído com deck de madeira de eucalipto, com estrutura tensionada com cabos de aço. De lá é possível ter uma visão total da cidade, em ângulo de 360º.

A construção deste parque representa uma das mais importantes obras de conservação ambiental no perímetro urbano. O parque foi incluído no projeto Mosaico, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que pretende elevar os 0,7% do território da cidade destinado à Área de Proteção Integral para, no mínimo, 10%, ou seja: 13 mil hectares protegidos permanentemente. Para isso, em locais previamente definidos, serão implantadas unidades de conservação ambiental. A primeira a sair do papel é a do Intelecto.

O projeto completo prevê a construção do Centro Experimental de Educação Ambiental (Ceea), onde funcionarão a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretarias das Bacias Hidrográficas e sete salas temáticas. Além do Ceea, o parque deverá possuir orquidário, playground, viveiro de mudas, borboletário, heliporto, passarela e trilhas, academia e área de camping. O parque também irá incorporar o Hospital Carlos Chagas e o Memorial Carlos Drummond de Andrade. O acesso se dará através de cinco portais que serão instalados nos bairros São Pedro, Campestre, Penha, Santo Antônio e Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog