Powered By Blogger

terça-feira, 28 de julho de 2009

MELHORAR É POSSÍVEL?

Lastimável, mas nada surpreendente, o que vem acontecendo no Congresso Nacional. Holofotes em Sarney, respingos do ventilador em pelo menos uma centena de “representantes do povo”. Lula tenta salvar o senador Sarney pelo favor que esse lhe fez ao fazer arquivar a CPI do Banestado. Será possível mudar essa situação?

A colunista Dora Kramer, em texto publicado no jornal O Tempo(26/07/2009), com o título “Melhorar é possível” , afirma que “ político identifica a direção do vento,mede a força das marés e, quando se trata de ganhar votos, não contraria a natureza”. A idéia de Kramer é a de que “ imposto num patamar mais escrupuloso de demandas, a consequência natural é que a escolha recaia sobre políticos que se enquadrem à nova filosofia”. Quer dizer, pode-se melhorar o cenário, com a eleição de “representantes” éticos, escrupulosos, honestos.

A questão mais delicada, contudo, está no fato de que será preciso que esses “representantes” encontrem financiadores semelhantes e mais, eleitores idem. Enquanto os candidatos estiverem obrigados a pagar botijões de gás, sacos de cimento, passagens para o interior, frangos para quermesses e novilhos para churrascos, além de troféus para múltiplas competições e por aí vai, dificilmente melhora. Dificilmente.

Perdoem-me os puristas e ingênuos, mas nós é que somos os ladrões de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog