Powered By Blogger

domingo, 30 de junho de 2013

A MORAL DE ÓCULOS ESCUROS


A MORAL DE ÓCULOS ESCUROS

20130624_095648 A
Em São Paulo, uma quadrilha invadiu a casa de bolivianos, roubou-lhes o dinheiro que tinham guardado. Insatisfeitos com o valor, exigiram mais em troca da vida do filho do casal, de cinco anos. O menino chorou e implorou para não ser morto. Foi. É a ‘esperança de um futuro melhor’ a se oferecer  para tantas outras crianças?

Em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, quatro funcionários de um parque de diversões estupraram e mataram uma jovem de 14 anos. Esse é o lazer disponível para tantas outras ‘meninas’ ?

Um jovem, salta o vão entre as duas pistas de um viaduto e morre. Esse é “o salto para o futuro” que aguarda tantos outros ‘meninos’?

Com certeza que R$ 0,20 centavos não atenuam esses dramas. Com certeza que reuniões de bancada também não. Com certeza que agendas populistas e midiáticas, que exibam o povo ultrapassando as trincheiras fisiológicas e conversando com o “poder constituído”, também não.

Com certeza que  também não: milagre; abaixo-assinado; caminhada pela paz; camisetas estampando o rosto desses mártires de outono vestidas por anônimos e celebridades de ocasião; sermões e pregações; tolerância zero; rigor no cumprimento da lei; lei mais severa;…

Pensem o que quiserem – pois é um direito/dever pensar – mas, se não houver uma reforma moral, estamos fadados a fugir todos para dentro do FB e deixar que os algozes excluam nossos perfis e com um control/alt/del, executem as nossas vidas virtuais. Esta, que nos emociona, faz ferver o sangue, gosta de beijos e abraços, dinheiro no bolso e cerveja gelada, celular da moda e english conversation está fadada a despencar num precipício de iniquidades e violências sem fim. O buraco do vandalismo é mais embaixo.

Não dá para virar as costas e admitir que “a vida é mesmo assim”. Se é, pqp!, que m…. de vida! A gente não precisa ser gentleman de filme de etiqueta. Agora, pré-histórico moral, é f…! Aos que estão no e em poder, prestem bem a atenção em suas atitudes e seus pensamentos. Procurem observar nos olhos daqueles que fazem parte dos seus círculos de amizades e de convivência. Se todos, todos mesmos, são cúmplices das suas irresponsabilidades – para evitar uma expressão menos tolerante – saiba que os olhares meus e dos meus estão a vigiá-los e, um dia, nos encontraremos. Não se preocupe, será na claridade. Se vocês temem a luz, venham de óculos escuros. Será mais fácil reconhecê-los.

Não é um apelo, é uma observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog