Powered By Blogger

domingo, 21 de dezembro de 2008

A MORTE DE UM POETA DA NATUREZA

Assisto ao MGTV-2a.edição. Gosto muito das reportagens do Luiz Gustavo - um grande jornalista e ótima pessoa que conheci em Governador Valadares pelos idos de 1988. Mas, hoje, vem a notícia da morte do Professor Hugo Werneck. A natureza, os animais, o meio ambiente perdem um de seus grandes poetas, pois só pode ser poeta quem se atreve a tomar para si a defesa de tais bandeiras.

Eu o conheci na época que fazia o programa Gente, na TV Horizonte. Fui entrevistá-lo em sua sala, na Fundação Zoobotânia. Generoso, digno e corajoso, o professor falou de sua vida, seus familiares, sua primeira esposa(récem-falecida à epoca da entrevista) e muito, muito sobre o homem, a natureza e o nosso planeta.

Dessa entrevista foram editados três programas de 45 minutos cada(se não estou enganado). De tantas coisas espetaculares que ouvi, duas me vêm de estalo: " de agora em diante, todas as vezes que você ouvir uma cigarra cantando, você vai se lembrar de mim" ; " se marcarmos de vermelho todos os pontos do planeta onde existe um conflito, uma guerra, um astronauta não repetiria mas a frase " a Terra é azul".

No meu coração, querido mestre - que só vi mais uma vez almoçando na cantina da dona Eni, no extinto SDV, próximo ao zoológico - uma cigarra estará sempre cantando.

Com certeza o Professor Hugo Werneck deve estar preparando algumas reformas para a natureza do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog