Powered By Blogger

domingo, 24 de maio de 2009

O ENCANTADOR DE LEITORES

FOTO:www.idelberavelar.com/archives/literatura/

O caderno Magazine do jornal O Tempo , de hoje, 24 de maio de 2009, traz matéria de capa assinada pelo jornalista Júlio Assis, sobre o lançamento do livro “Pequeno Guia Histórico das Livrarias Brasileiras”, de Ubiratan Machado, editado pela Ateliê Editorial. Notícia auspiciosa para quem gosta de livros, livrarias e livreiros.

Contudo, na continuação da reportagem, leio na página 3, sobre o falecimento(no dia 7 de abril) de Amadeu Rossi - que eu arrisco a chamar de “encantador de leitores” tamanho o seu amor pelos livros. Morreu um amante dos livros que abriu sua livraria, em 1948, na rua Tamoios, entre Guarani e Olegário Maciel.

Tive a oportunidade de ouvir dele momentos espetaculares de sua vida e de sua paixão pelos livros. Paixão essa que, com certeza, está agora na responsabilidade de seus filhos, Lourenço e Amadeu. Tive a honra de receber dele, como presente para o meu filho mais velho, um exemplar sobre a vida de Bethoven e para mim, um exemplar de um dos volumes de Em Busca do Tempo Perdido, de Proust. Foi através de Seu Amadeu que eu pude ler A Cartuxa de Parma ou obter um exemplar de uma edição de 1950 e ...de A Fome, de Knut Hamsun, por exemplo. Felizmente, minha humilde biblioteca guarda a grandeza de livros adquiridos na Livraria Amadeu.

Seu Amadeu é uma dessas pessoas que confirmam Fernando Pessoa: não é uma alma pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog