Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2009

E A MEDALHA DE OURO VAI PARA....

O cronista Afonso Romano de Sant’Anna escreve, sob o título “Leitura da Olimpíada e a Olimpíada da Leitura: “(...) Essa idéia flex(com dupla função) é simples. Primeiro, nas escolas, proceder à Leitura da Olimpíada. Ou seja, usar todas as disciplinas, seja geografia,economia, história,política,química, física etc., para se estudar o fenômeno das Olimpíadas da Grécia no Rio de Janeiro. Aí se estudará de tudo, do racismo e terrorismo à questão do dopping(o negrito é meu). A leitura profunda do universo das Olimpíadas se converterá numa grande enciclopédia de conhecimentos. É o grande jogo do conhecimento”.

E pensar que a idéia era a de confraternização entre os povos, a competição e a paz, o entrelaçamento de raças e continentes. Bom, mais isso, ao que parece, é coisa antiga, dos gregos mesmo. Assim, quiçá, em futuro próximo, teremos provas olímpicas de “o mais branco”, “ o mais preto”, o “mais chapado”, “o mais careta”, “ o melhor atirador de granada”, “ o mais forte homem-bomba” e por aí vai.

Com certeza “ é o grande jogo do conhecimento”, meu querido,sempre lido e respeitado poeta,escritor e cronista .

Basta ler uma nota publicada no jornal “O tempo” – 18/10/2009, página 17 – com o título ‘SOMÁLIA – FUZIL COMO PRÊMIO”: “Um adolescente de 7 anos, vencedor de um recital do Alcorão e de uma competição de conhecimentos gerais no sul da Somália, ganhou um fuzil AK-47, duas granadas de mão, um computador e uma mina antitanque como prêmios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog