Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RATOS SUL-AMERICANOS




Sei lá quando foi. Ratões-do-banhado, ou caxinguis, foram importados da América do Sul para a Louisianna, nos Estados Unidos. O motivo? Abastecer a indústria de peles e enfeitar vitrines e pescoços desses outros animais com mania de grandeza.

Acontece que  se a mania não diminuiu, o consumo de produtos com pele desses roedores sul-americanos, sim. Então, como eles não podem receber receber o green card – e muito menos fazer parte daquele coral que diz yes,we can , a rataria foi solta – ah, essa tão encantada democracia estadunidense! – pelos pântanos dos EUA.

Sabe como rato é, liberdade, ratinhas sem maiores compromissos, água à vontade.Livres e libertinos. De lovely pets se transformaram em inimigo público. Hoje, órgãos ambientais pagam caçadores para exterminarem os roedores.

Legal é que, agora, os estilistas estão vendendo a pele dos ratões – hay que endurecerse pero sin perder la ternura – como casacos de pele “eticamente e ambientalmente corretos” diz o noticiário. Segundo a modelo Paige Morgan “eles não são eletrocutados, não são torturados ou criados em gaiolas, viveram vidas felizes ao natural nos pântanos. Não é o mesmo que criá-los pelas peles”.

No segmento de mercado que comercializa peles, a explicação indica que a procura pelos casacos com pele de caxingui é mais uma questão econômica do que ética. Talvez em virtude da explosão dos preços dos casacos de vison. É que os visons deixaram de ser a marca de Manhattan e agora satisfazem os prazeres consumistas da elite chinesa.

Grudinho, um conhecido lá da roça, se coçou todo com vontade de ir à caça de ratões-do-banhado. Diz que a farofa com a carne do bicho é “pra lá de boa,sô!”. E dá a receita: “Limpa uns seis, corta como se fosse um capadinho. Frita na gordura de porco com alho socado e uns dois grãozinhos de pimenta-do-reino, acrescenta cebola, pimentão, coentro,ovo caipira,  pimenta-cumari ( que ele chama de pimenta-de-passarinho) e farinha de mandioca”.

Vai que a receita cai nas graças da culinária asiática…


A foto de ilustração está em www.arteiro010150.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog