Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2011

PROFESSORES




Saber dar aula não quer dizer aula sobre determinado assunto, saber ensinar não se traduz em ensinar uma certa matéria. Enfim, não são essas, a meu ver, as maiores competências – ou as obrigações – de um professor.

Ser um maestro é cumprir a função de poeta fazedor de milagres. Fazedor que não “finge a dor que deveras sente” pela ansiedade e a paixão em querer nos conduzir por um caminho que ele espera seja bom para seus aprendizes.

É preciso ser humilde e sábio para conviver com a ignorância não no sentido pejorativo, ofensivo. Mas com a ignorância conforme sua etmologia: a do desconhecer, do ignorar. É indispensável que, para isso, saiba trabalhar com sensibilidade o método de Sócrates de multiplicar perguntas, orientando o inquirido a encontrar as suas verdades, as verdades comuns e os conceitos gerais dos objetos. Quer dizer, tem que ser bom em maiêutica.

Sem arrogância, prepotência, indiferença ou descaso deve ser talentoso em entender que cada ser humano é diverso e diferente. Palavras sinônimas que costumam ser praticadas antonimamente.

Assim, dividindo dúvidas, reunindo raciocínios , guardador temporário de um rebanho de almas em desenvolvimento, será capaz de difundir o amor pelo estudo sem transformá-lo num sacramento. Sem transformar-se num sacerdote. Abandonando a idéia de sacerdócio para que o espaço do saber não seja um altar de sacrifícios e sim um lugar de profanação no sentido de se esquartejar verdades, de incendiar reflexões, de incensar perspectivas.

Os meus melhores professores foram e são os que jamais apontaram a minha insignificância diante das maciças cordilheiras e montanhas da genialidade universal. Foram e são os que preparam essas genialidades para receberem as minhas próprias grandezas.

São todos os que, com calma e cumplicidade, esperaram e esperam que eu tenha certeza dessas grandezas. E consciência do que posso, e devo, fazer com elas.

*A ilustração está em www.laboratoriodeinformaticadoalvorada.blogspot.co

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog