Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

RUAS


Se esta rua fôsse minha,
eu mandava ladrilhar
com pedrinhas de brilhante
para o meu amor passar

Pelas ruas passam nossos amores. Às vezes, eles moram lá. Por trás de uma janela podem nos aguardar notícias, semblantes, expectativas, gente. Vida.
Rua da gente. Rua que é artéria de uma anatomia urbana de asfalto,construções,destinos. Rua que é minha, que é sua. Rua de dar as mãos, de dar adeus. Rua de deixar o olhar vagueando em busca de histórias.

Esta rua que é minha
eu pedi pra congelar
com lasquinhas de instantes
onde o meu amor vai sempre estar.

A gente conhece a nossa rua? O que mudou nela de ontem para hoje? Vizinhos novos? Casas novas? O ônibus mudou o trajeto? O pessoal da limpeza urbana já passou. Aquela árvore da esquina, por qual motivo secou? O sabiá laranjeira continua cantando entre as acácias? Qual a razão da minha rua ter esse nome? Quem é essa pessoa, ou essa cidade, ou essa árvore, ou essa pedra, ou esse rio, ou esse país, ou esse número, ou essa letra que me empresta o nome para que outras pessoas saibam onde me encontrar numa cidade tão grande quanto a minha?

Fazemos  parte da nossa rua e, muitas vezes somos tão indiferentes com ela. Às vezes, basta pisar no passeio para que tudo se transforme numa coisa comum, insonsa. Quanta coisa tem a nossa rua ! É preciso ter paixão.

Você observa a sua rua? O que a sua rua tem que faz você parar um pouco para observar? Fala sobre sua rua? Qual o nome da sua rua? Você sabe o que significa ou quem é ?

Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Catas Altas, Piumhi. Araçuaí, Tóquio, Amsterdan. Não importa a cidade. Todas elas tem  particularidades contidas em suas ruas. Linhas de sua história.

Uma rua não pede identidade. Uma rua deseja aproximações. Uma rua quer abraços. Uma rua é uma janela das infinitas janelas de um prédio infinito chamado cidade. Uma rua é sua, é minha. Uma rua é da vida. Vida que é nossa. Uma rua é o poema. Uma rua é o poeta. Uma rua são destinos. Uma rua são começos. Uma rua são fins. Por uma rua vai-se à China. Por uma rua chega-se à paixão. Uma rua devia ser, para sempre, a nossa liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog