Powered By Blogger

sábado, 5 de novembro de 2011

A SALA DE VISITAS


Revejo alguns trabalhos que eu fiz para a televisão. Entre eles estão os programas GENTE e FESTAS DE MINAS, exibidos pela tv Horizonte entre 1999 e 2002.No início, foram produzidos pela Ilha 3. Depois pela própria tv. Trabalho que só se concretizou pela cumplicidade de talento dos cinegrafistas,editores,produtores e quem assistiu.

Personalidades e anônimos emprestaram um pouco de seus tempos e dividiram suas histórias, suas artes, suas impressões sobre a vida. No transcorrer das gravações, confirmei uma expectativa que tinha(e tenho): todos nós tempos uma narrativa particular sobre nós mesmos, nossa origem, ancestrais e descendência, sucessos, decepções, lições de vida, exemplos.

Conheci artistas, políticos, coveiros, pedreiros, seleiros,sapateiros,doutores,músicos, artesãos, tratadores de serpentes, gentes repletas de surpresas e dons. Equipamento montado, a prosa começava. Claro que escolhi muitos desses ‘entrevistados’. Por respeito, por fazerem parte da minha infância e adolescência, por suas competências, talentos e experiências. No cemitério do Bonfim conversei com o Salim. Num barracão aconchegante fui abençoado por Sá Luiza. Ouvi Paulinho Pedra Azul, Tadeu Franco, Chico Lobo, Ana Cristina, Júlia Ribas, Marku Ribas, Trovadores do Vale…

Ao rever essas prosas, esses versos, essas artes, reencontro-me numa grande sala de visitas. Sala de portas sempre abertas para receber os relatos e as confidências de seres humanos. Sala onde se houve distinção foi a que procurei dar a cada convidado. Sala  onde risos, lágrimas e melodias continuam a circular. E onde, de vez em quando, costumo me acomodar.

Para prestar atenção na minha própria história.

Fotografia de acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog