Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PIUMHI

PIUMHI *

Piumhi é a cidade da minha infância. É a cidade onde meu pai também viveu parte da sua história ao lado do meu avô, Augusto.

Nas férias da escola, num tempo em que o curso se chamava primário, íamos todos para lá: meus pais, eu e meus dois irmãos. Meu irmão caçula veio muito tempo depois e Piumhi, ao contrário da cidade de Drummond, não era um “retrato na parede”. Era saudade, saudade de um menino que ficou por lá entre suas ruas.

As primeiras viagens foram de jardineira. Um ônibus “bicudo”, janelas estreitas, a bagagem era colocada no teto, do lado de fora. Entrava em diversas cidades pelo caminho. As paradas eram menos regidas pelo tempo e mais pelo cansaço ou pela displicência dos passageiros. Quase uma excursão.
No destino, muitas opções de pousada. A maioria dos parentes  do meu pai tinham residência. E, claro, eram proprietários de fazendas!

As fazendas foram os meus latifúndios de liberdade e imaginação. Pescávamos à beira do São Francisco, do Chafariz. Dormíamos “com as galinhas”, acordávamos “com os galos”. Café, queijo Canastra, latas cheias de quitandas, o dia disponível de aventura e descoberta. A felicidade não tinha cerca. A vida era só horizontes.

Faz tempo que não vou à minha cidade da alma. Sei que mudou muito.Urbanizou-se em demasia. Globalizada nas novidades do “novo mundo”. Aquele mundo que não dá chances de andar entre o gado nos currais, de correr atrás dos cavalos, de pescar à noite, de ver um céu exclusivo de estrelas.

Piumhi, a minha, é maior que um retrato. Maior que a parede. Maior que tudo. Mas também dói. Ah, como dói!

A fotografia de ilustração está em www. eziodugloria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog