Powered By Blogger

sábado, 19 de junho de 2010

O DIA DO JUÍZO FINAL

FOTO: oaleph2008.blogspot.com/2008/10/jos-saramago-...

Haverá algum cerimonial para sua chegada, ainda que rápida, protocolar, se pensarmos que lá a justiça é plena, mas pode existir um certo , digamos, ranço?

Como se vai para lá, se antes deixou de ser carne e tornou-se pó? Pó, não. Cinza. Será possível que ela, depois de espalhada pela terra em que ele nasceu, seja reunida e o reconstrua? Mas ele gostará de retornar da cinza e ser em cinza? Como uma Fênix incompleta de recheios.

Na sua bagagem – se é que se leva bagagem para o Juízo Final – palavras. Não apenas palavras. Palavras repalavreadas pelo seu talento, pela sua ironia, pelo seu ateísmo fervoroso ( pode isto ocorrer?), pela sua paixão pelo mundo e pelas pessoas do mundo e pelas letras do mundo e pela Pilar de seu mundo.

Quem mais foi capaz de discutir Deus com Deus do que ele? De fazer uma leitura inventiva, corajosa, cômica e tão deliciosamente apropriada das histórias bíblicas e suas mirabolantes fantasias em busca de se consolidar uma fé? Ou um temor?

Agora “levantado do chão”, José Saramago guarda consigo os esboços de outras tantas palavras reunidas para tantas outras histórias de uma bíblia muito particular, rara. Obra que, em cinza, escapa ao Index de uma Igreja em descrédito.

Imagino Saramago perante Pedro. Quer dizer, São Pedro. Inquire o porteiro do céu:

- Escrevestes com sinceridade tudo aquilo contra o Pai?

O navegador português da nau das letras retira seus óculos, limpando-os com um lenço. A seguir, acerta o nó de sua gravata e pergunta ao pescador:

- E tu, negaste o Filho por convicção ou por combinação com o Pai?

E sorri aquele sorriso tênue como um suspiro de luz. E procura a mão de sua amada. E não sente mais qualquer vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog