Powered By Blogger

sábado, 12 de junho de 2010

SHOW DE BOLA

FOTO: yukitori.wordpress.com/.../

Início de Copa do Mundo, o mundo do futebol ferve, o Brasil quase todo entra no “feito bolha” ou no “efeito bola”.

Fora dos campos, na minha opinião, grandes espetáculos de comunicação tem sido apresentados por Tostão, Neto e Luciano do Vale.

O primeiro, um dos grandes gênios do futebol mundial de todos os tempos, – autor do passe contorcionado para que Pelé fizesse o único gol brasileiro contra a Inglaterra, em 1970 – Tostão, transferiu para a crônica impressa todo o seu talento. O seu texto, “As origens” publicado na caderno especial 1 da Copa do Mundo, pela Folha de São Paulo em sua edição de domingo, 6 de junho, é um primor, seja de conhecimento, seja de romantismo, seja de uma poesia tão distante da maioria dos escritos e dos corações de tantos que são responsáveis por esses espaços nos jornais e revistas.

Os dois últimos parágrafos servem como exemplo do que estou dizendo:

“O esquema tático hoje mais utilizado é o da simetria, com dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias e dois atacantes. Mais ainda, os técnicos preferem um zagueiro rebatedor e outro clássico;um volante habilidoso e outro brucutu; um lateral que apóia mais e outro que marca mais; um meia organizador e outro mais agressivo; um atacante mais leve e que joga pelos lados e outro, centroavante,finalizador. Tudo simétrico.

Como não dá para ter mais de um jogador no gol, o goleiro ficou sozinho, isolado. Deve ser por isso que os goleiros são mais individualistas, exibicionistas e esquisitos. Sentem falta do outro”.

Já o jogador Neto, caipirão, cheio de manha, conhecedor do bem e do mal, do bom e do ruim do futebol, dá um show particular com sua ironia, sarcasmo e senso de humor, bem ao gosto de quem não quer ouvir especialista e sim a confirmação de pontos de vista de torcedor. O seu “é brincadeira” virou jargão de tudo o que está acontecendo mas a gente não consegue acreditar que está.

Nesta Copa, durante a transmissão do jogo Argentina x Nigéria , o Neto não escondeu sua emoção de: estar numa Copa do Mundo (e agradeceu a Rede Bandeirantes);de estar ao lado de grandes nomes do futebol mundial, agora narradores e/ou comentaristas(agradeceu por isso e confessou que correu – ( e parece que vai correr ainda mais) atrás dessas personalidades para “tirar uma foto com eles” . E disse estar muito feliz pois todos posaram ao seu lado.

Daí, vem a relação do Neto com o Luciano do Vale, - para mim o melhor locutor esportivo da televisão - cidadão que um dia vi no aeroporto de Guarulhos enquanto aguardava uma conexão para Recife/Campina Grande. Profissional sem afetação, sem aquele “sabe quem eu sou”. Se problemas existem entre os dois, no instante em que estão trabalhando, dão uma verdadeira aula de compatibilidade, de harmonia e respeito. Evidente que muitas vezes Luciano do Vale segura o riso diante das “gracinhas” espontâneas do Neto. Por exemplo: Luciano, nos dez últimos minutos do jogo, apontou o cansaço do time argentino e o ex-jogador do Guarani de Campinas completou: “ Muito sexo, né, Luciano?!” referindo-se às declarações do técnico do time de “los hermanos” sobre sexo na concentração.

Por essas e outras é que ainda gosto de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog